Dutoviário

5th grade research paper format  

 

research paper middle east

 

A dutovia é um dos mais importantes modais de transporte, haja vista que, nos Estados Unidos, ele representa quase 17% da matriz de transportes medida em tkm (tonelada-quilômetro). Porém, no Brasil, apesar de representativo, está concentrado em poucas empresas e tem pequena participação relativa na matriz logística de transporte. Na verdade, ainda são muito discutidas as principais características desse modal, no que se refere às suas vantagens, desvantagens, produtos transportados, investimentos, custos e perspectivas. Nossa malha de dutos de transporte estende-se por mais de 9.000 quilômetros.

 

A infraestrutura de transporte consiste em vias de acesso, veículos e unidades organizacionais que fornecem serviços de transporte para uso próprio ou para terceiros, sendo que, neste último caso, mediante um taxa ou tarifa de serviço.

 

O modal dutoviário é considerado o mais consistente e frequente de todos os modais. Isso ocorre porque a variância no tempo de transporte é mínima (maior consistência) e as dutovias funcionam 24 horas por dia (frequência). Por outro lado, é o modal que apresenta menor velocidade, menor capacidade (uma vez que é muito especializado, transporta pequena variedade de produtos) e menor disponibilidade, afinal, está presente em poucas regiões.

 

A natureza de uma dutovia é singular, se comparada aos outros modais de transporte. Os dutos operam 24 horas, sete dias por semana, com restrições de funcionamento apenas durante manutenção e mudança de produto transportado.

 

research paper on federal reserve system O Transporte Dutoviário pode ser dividido em:

online homework help for college students  

 1 - research paper on josephine baker Oleodutos, cujos produtos transportados são, em sua grande maioria: petróleo, óleo combustível, gasolina, diesel, álcool, GLP, querosene e nafta, e outros.

 2 - research paper about death penalty Minerodutos, cujos produtos transportados são: Sal-gema, Minério de ferro e Concentrado Fosfático.

 3 - research paper on nazi medical experiments Gasodutos, cujo produto transportado é o gás natural. O Gasoduto Brasil-Bolívia (3150 km de extensão) é um dos maiores do mundo.

 

examples of research paper titles Tipos de dutos:

 

- Subterrâneo

- Aparente

- Submarino

  

what goes in a research paper for science fair Desvantagens:

Os dutos são os que apresentam maior custo fixo e o menor custo variável entre todos os modais. O alto custo fixo resulta do direito de acesso, da construção, da necessidade de controle das estações e da capacidade de bombeamento. A área que precisa ser desapropriada para a construção, chamada de faixa de servidão, é um dos responsáveis pelo elevado custo fixo.

Outro item relevante do custo variável é o monitoramento via satélite. Uma desvantagem clara é que os dutos não são tão flexíveis (quanto à rota de distribuição) e são limitados quanto às mercadorias que podem transportar: somente produtos na forma de gás, líquido ou mistura semifluida. 

 

chemistry coursework help Vantagens:

Há vantagens no modal dutoviário. Por ser a dutovia a própria unidade de carregamento, não há necessidade de se usar embalagens de transporte; não existe o problema da viagem de retorno para equacionar, bem como o processo não sofre influência do congestionamento ou dificuldades físicas a transpor, como por exemplo longas zonas áridas ou congeladas; é um meio de transporte que demanda pouca mão de obra; em geral, a segurança nas dutovias é superior à de outros modais, sendo assim indicada para o transporte de produtos perigosos, como etileno ou GLP; baixo custo de operação; independência em relação às condições do tempo na sua operação, em função de armazenagem, em consequência do seu longo tempo total de trânsito.

 

A maioria, dos mais de 400 dutos existentes no Brasil, é utilizada para transporte de petróleo e derivados.

 

Dois sistemas de dutos são os mais conhecidos no Brasil. Primeiro, o controlado pela Transpetro, subsidiária da Petrobras, que opera mais de 14 mil km de oleodutos e gasodutos no país. A companhia transporta gás, petróleo e derivados aos quatro cantos do Brasil, principalmente às regiões Sudeste, Nordeste e Sul. Além da Petrobras, sua principal cliente, a Transpetro presta serviço a diversas distribuidoras e à indústria petroquímica. Iniciado em 1996, o Gasoduto Bolívia-Brasil saiu do papel a partir da iniciativa do governo brasileiro em oferecer uma nova opção de matriz energética – atualmente, transporta metade do gás natural (GN) consumido no país. Operado pela Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG), o sistema tem uma extensão total de 3.150 km – quase 2.600 estão em território nacional e atravessam os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 

 

history research paper in hindi Gasodutos Brasileiros

research paper on service delivery  

research paper aurora borealis   an inspector calls arthur birling essay Resultado de imagem para mapa dutoviário

 

juvenile gangs research paper Gasodutos em Operação

§  debatable research paper topics Gasoduto Urucu – Coari: capacidade de transporte de 5,5 milhões de m³/dia e extensão de 280 Km. Concluído em 1998.

§  wife of bath research paper Gasoduto Coari – Manaus: capacidade de transporte de 5,5 milhões de m³/dia e extensão de 383 Km.

§  write research paper person GASFOR (Gasoduto Guamaré – Pecém): capacidade de transporte de 292 milhões de m³/dia, extensão de 383 Km. Abastece os municípios cearenses de Icapuí, Horizonte e Maracanaú com o Gás Natural de Guamaré (RN).

§  guidelines in writing a research paper NORDESTÃO I (Gasoduto Guamaré – Cabo): capacidade de transporte de 313 milhões de m³/ano, extensão de 424 Km. Abastece um total de 11 municípios dos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco com o Gás Natural processado em Guamaré (RN).

§  writing research paper in mathematics GASALP (Gasoduto Alagoas – Pernambuco): capacidade de transporte de 2 milhões de m³/dia, extensão de 204 Km. Em atividades desde 1999, abastece o município de Cabo (PE) com o Gás Natural de Pilar (Alagoas).

§  research paper leadership ethics Gasoduto Lagoa Parda – Vitória: capacidade de transporte de 365 milhões de m³/ano, extensão de 100 Km. Em atividades desde 1984, abastece os municípios de Aracruz, Serra e Vitória com o Gás Natural de Lagoa Parda.

§  mla style research paper works cited GASENE (Gasoduto Sudeste – Nordeste): capacidade de transporte de 20 milhões de m³/dia, extensão de 1200 Km, interligando da estação de processamento de gás de Cabiúnas (RJ) a Vitória (ES), de Vitória a Cacimbas (ES) e de Cacimbas a Catu (BA).

 

how to start writing research paper introduction Gasoduto Bolívia – Brasil

§  research paper police GASBOL – Mato Grosso do Sul: extensão de 717 Km.

§  research paper subject and topic GASBOL – São Paulo: extensão de 1042 Km.

§  research paper fetal alcohol syndrome GASBOL – Paraná: extensão de 207 Km.

§  argumentative research paper example GASBOL – Santa Catarina: extensão de 447 Km.

§  physical fitness research paper GASBOL – Rio Grande do Sul: extensão de 184 Km.

 

O engineering homework help free Gasoduto Bolívia – Brasil é o maior da América Latina.  O gasoduto transporta o gás natural proveniente de Rio Grande, na Bolívia, até Canoas, na Grande Porto Alegre. São 3.150 Km de extensão, sendo 2.593 km em solo brasileiro, construídos nas mais variadas e difíceis condições de passagem – atravessando fazendas, cidades, montanhas, rios, rodovias – cortando cinco estados brasileiros e sempre respeitando o meio ambiente e as comunidades por onde passa.  Até a construção deste gasoduto, o Brasil possuía apenas 4,5 mil km de dutos para transporte de gás. Com a obra, fruto de um investimento de US$ 2 bilhões, o país aumentou em quase 60% esta malha, gerando crescimento econômico em grande parte do país.

 

Referências:

petrobras.com.br

feng.pucrs.br

abegas.org.br

anp.gov.br

qualidadeonline.wordexpress.com